A SNEWS

Nossa História

 SNEWS Sorocaba – Station News Sorocaba – é o primeiro veículo de comunicação da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) que, a partir do dia 17 de Agosto de 2018, passou a internacionalizar o seu conteúdo em inglês, espanhol e francês, além de direcionar a  divulgação de acontecimentos locais (Economia, Tecnologia,  Cultura e Comportamento) exclusivamente no idioma inglês, tradução destinada ao estrangeiro residente na cidade, bem como alcançando audiências em países da América do Norte, Europa e continente Asiático com o telejornal quinzenal “SNEWS In English”. A SNEWS também é o primeiro veículo de comunicação da cidade a publicar reportagens, exclusivamente, em vídeos com uma linguagem dinâmica e atual.

A SNEWS é uma Agência de Notícias com a sua Categoria Jornalística e Marca registradas no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI-RJ), através da Ayborés Marcas & Patentes. É o primeiro site da Região Metropolitana e interior do Estado de São Paulo que publica reportagens, exclusivamente, em vídeo, privilegiando a linguagem telejornalística, a exemplo de grandes veículos de comunicação de TV. Com a tendência cada vez maior  de o vídeo ser um canal informativo, através do fenômeno das mídias sociais, a SNEWS vai de encontro a essa necessidade.

O registro da Marca SNEWS oferece segurança institucional para anunciantes, parceiros e internautas, garantindo a sua credibilidade como veículo de Comunicação e também faz contraponto à propagação de fake news (notícias falsas), fenômeno que deve ser combatido e preocupa autoridades e especialistas em todo o Mundo.

Essa ideia nasceu em dois momentos, ao longo de nossos 32 anos de experiência profissional. O primeiro deles, no dia a dia de nossa cobertura jornalística, quando tivemos a oportunidade de entrevistar estrangeiros em eventos como visitas ou inauguração de empresas multinacionais, exposições internacionais e palestras. O segundo momento aconteceu como aluno do curso de Inglês do Centro Cultural Brasil-Estados Unidos (CCBEU) nos últimos anos.

A nossa proposta é projetar o Município no cenário nacional e internacional, repercutindo o seu potencial Econômico, Tecnológico, Cultural e Social, ou seja, segmentos que, através de nossas reportagens, direcionam a linha editorial da SNEWSComo sede de Região Metropolitana (RMS), abrangendo 27 municípios, um PIB de R$ 50 bilhões e 1,7 milhão de pessoas, a cidade que foi fundada pelos Bandeirantes, atravessando os ciclos do tropeirismo, indústria têxtil, metalurgia e comercial e agora segue a sua trajetória global acompanhando a modernidade, a exemplo de outras grandes metrópoles no planeta, através do fenômeno da Comunicação Virtual.

O Município também enfrenta desafios para que investimentos dos setores público e privados ofereçam qualidade de vida à sua população. Por essa razão o site da SNEWS foi lançado, em 2018, durante a semana de aniversário dos 364 anos de Sorocaba e as suas festividades. A sua proposta é ser mais uma opção de jornalismo independente e ético, entre outros veículos de imprensa já existentes nos segmentos rádio, jornal e TV.

Linha Editorial

A SNEWS privilegia a produção de reportagens onde as matérias podem ser melhor aprofundadas e com temas que, não necessariamente, precisam ser divulgados na mesma hora que acontecem: as chamadas “pautas factuais”. Mas isso não significa que um assunto relevante também não possa ter a nossa cobertura, em especial de notícias que afetam a rotina do cidadão. O nosso objetivo é que o internauta possa conhecer assuntos diferentes, tenha um pouco mais de tempo parra assimilar o seu conteúdo, rever e compartilhar os temas abordados. Por isto, os vídeos são substituídos, em média, a cada 2 ou 3 dias, ficando disponíveis, posteriormente, em seu canal no YouTube.

Na página “Inicial” do site, é possível conhecer um pouco da história de Sorocaba em dois vídeos Institucionais. O primeiro, mais curto, com 3 minutos e 15 segundos, mostra, exclusivamente em imagens, o dinamismo da rotina da cidade. O segundo vídeo, com 15 minutos de duração, é narrado em inglês com legendas em Português, aprofundando o perfil sócio-econômico do município. Os dois vídeos institucionais foram produzidos a partir das mais de 400 reportagens que publicamos, nos últimos 4 anos, na fanpage da SNEWS no Facebook e que foram vistas por cerca de 1,3 milhão de pessoas nesse período.

Nós construímos um passado, mostramos o presente e olhamos para o futuro, informando para transformar. Seja bem-vindo à SNEWS.

Reinaldo Galhardo
Diretor de Jornalismo

Compartilhe:
EnglishFrenchPortugueseSpanish