Simone Sibilo recebeu, no último dia 1, o Prêmio Internacional Mulheres de Coragem 2022, ficando entre as 10 brasileiras de destaque reconhecida pela sua atuação profissional. Sibilio é a primeira mulher nomeada pelo MP no combate ao crime organizado no Rio de Janeiro, se destacando pela sua coragem. Crédito foto: state.gov
O secretário de Estado dos Estados Unidos Antony J. Blinken comandou a premiação anual do Prêmio Internacional Mulheres de Coragem (IWOC, na sigla em inglês) em uma cerimônia de premiação virtual no Departamento de Estado dos EUA. A premiação de 2022, com transmissão ao vivo pelo endereço http://www.state.gov. homenageou um grupo de doze mulheres que se destacam em suas profissões no mundo todo. A primeira-dama dos EUA, Jill Biden, fez um discurso em reconhecimento às realizações corajosas dessas mulheres. https://womenofcourage.state.gov/

A promotora de justiça do Ministério Público do Rio de Janeiro, Simone Sibilio, foi homenageada por refletir exemplarmente os valores e critérios do prêmio. Há 18 anos no MPRJ, após servir como chefe da Polícia Civil, é uma das mulheres mais graduadas na área de segurança pública no Rio e referência no combate ao crime organizado e à corrupção. Sibilio foi a primeira mulher a comandar o GAECO – Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado, onde defendeu abordagens assertivas e estratégias de acusação em casos relacionados a lavagem de dinheiro, tráfico de armas e crimes transnacionais. Entre as investigações mais proeminentes que liderou estão a Operação Intocáveis, que resultou na prisão de uma dezena de milicianos atuantes na Zona Oeste do Rio. Ao longo de sua carreira, já recebeu ameaças de morte e precisou ser acompanhada de seguranças particulares.

Em sua 16ª edição, o Prêmio IWOC reconhece mulheres de todo o mundo que demonstraram coragem e liderança excepcionais na defesa da paz, justiça, direitos humanos, equidade e igualdade de gênero e empoderamento das mulheres – muitas vezes enfrentando grande risco e sacrifício pessoal. Desde março de 2007, o Departamento de Estado reconheceu mais de 170 mulheres de mais de 80 países. As missões diplomáticas dos EUA nomeiam uma mulher de coragem de seus respectivos países, e as finalistas são selecionadas por oficiais de alto escalão do Departamento de Estado.
Após a cerimônia virtual do IWOC, Simone Sibilio participará de um intercâmbio virtual, o International Visitor Leadership Program (IVLP), quando terá a oportunidade de se conectar com especialistas americanos em sua área. A promotora visitará virtualmente as cidades de Washington, D.C. e Kansas City e construirá relacionamentos com seus colegas de profissão, que terão a oportunidade de conhecer instituições legais, civis e acadêmicas dos Estados Unidos que atuam com a promoção de igualdade de gênero e à preservação dos direitos humanos.
Saiba mais sobre o IWOC em https://eca.state.gov/iwoc/.
Siga as hashtags #IWOC2022 e #WomenOfCourage nas mídias sociais para atualizações sobre o prêmio deste ano. Crédito: Redação SNEWS-Imprensa Embaixada EUA-Brasil.
Deixe uma Resposta