Amigas e amigos leitores, esta semana está acontecendo em muitos locais, atividades em comemoração pelo Dia Internacional do Idoso, que é comemorado no Brasil e em vários países do mundo no dia 01 de outubro.
Então, inicio meu artigo dando meus parabéns à todas as pessoas idosas que me acompanham carinhosamente em minhas reflexões, mas quero acima de tudo, agradecer pelas mensagens que recebo de vocês e por enriquecerem cada vez mais a minha vida e meus artigos.
Em comemoração, quero falar sobre a produtividade dos idosos atuais, o quão exemplo estas pessoas são para as próximas gerações, sei que parece que o tema está escrito errado, mas não, realmente acredito que a sabedoria possui uma produtividade inigualável, apurada com anos de experiência e dedicação, no qual saúdo neste artigo.

Como sabem, meu trabalho é voltado para que o idoso de hoje e o idoso de amanhã, entendam a importância de planejar sua vida, e que, com o aumento da longevidade, temos cada vez mais anos para colocar em prática sonhos e objetivos.
Me chamou bastante a atenção perceber que estou cercada de idosos produtivos e como eles se orgulham de serem produtivos; afinal, mesmo que por direito e mérito poderiam estar aposentados e “descansando”, estes idosos não entregam os pontos, continuam em muitos casos dedicando-se para suas carreiras já construídas e consolidadas. Alguns deles resolvem ocupar seu tempo de “descanso” com novos projetos, novos aprendizados, fazendo cursos de atividades que não faziam antes, estudando e até mesmo se preparando para novas carreiras.
Falar sobre ser produtivo com a bagagem do tempo é um grande privilégio e temos que agradecer por estarmos vivendo este momento, o que antes era visto como “estorvo”, se transformou em um exemplo de vida, é muita sabedoria produtiva à disposição de jovens, adultos e crianças, no qual devemos nos orgulhar e nos espelhar.
Então, agradeço e muito por ver tão perto de mim, pessoas como a minha mãe, meu pai, meu sogro, minha sogra, tios, tias, amigas e amigos tão produtivos, cada uma de sua forma, dedicando sua vida para ajudar filhos e filhas a criarem netos, a continuarem seus trabalhos diários mesmo aposentados, ou se reinventando em novos conhecimentos e se abrindo para novas experiências.

Se você amiga e amigo leitor, jovem adulto não se atentou a isso, ainda está em tempo, olhe ao seu redor! E você, amiga e amigo leitor idoso, quero que saibam o quanto me encanta observá-los e tê-los como exemplo, de coração, meu muito obrigada!!!
Ser produtivo, ser ativo, se reinventar não tem idade.
E para terminar, quero compartilhar rapidamente a história da brilhante Ana Lins dos Guimarães Peixoto, conhecida como Cora Coralina, uma goiana que aos 76 anos de idade lançou seu primeiro livro de poesias e nos presenteou com suas belas palavras e pensamentos, mostrando que realizar um sonho não tem idade.
Tenho em um pequeno trecho em um de seus poemas o meu norte de educadora, que trago também para a composição destes meus artigos, no qual gosto muito de compartilhar com vocês… “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina” (Cora Coralina).
Fiquem bem e em paz! Me coloco a disposição no meu e-mail: vansbdoca@gmail.com
Fonte:
Deixe uma Resposta