Em uma Era de pandemia do Coronavírus os estudos infectologistas sobre a doença avançam em todo o mundo.
O que se Vê no Futuro
**Abril 2021**
O dia 8 de abril irá marcar o transcurso de 125 anos da cerimônia de abertura, em 1896, da primeira Olimpíada da era moderna, no Panathenaic Stadium, em Atenas na Grécia. Nove bandas e coro com 150 integrantes executaram o “Hino Olímpico”, composto por Spyridon Samaras com letra do poeta Kostis Palamas A partir da cerimônia de abertura de 1960, voltou a ser executado como hino oficial olímpico a composição de Samaras/Palamas. (https://www.youtube.com/watch?v=JU7v7ZGcQ0M)
Na primeira Olimpíada participaram 241 atletas (todos homens) de 14 países (apenas o Chile da América Latina). Os eventos foram de 8 a 15 de abril e cobriram 43 competições em nove modalidades (Atletismo, Ciclismo, Esgrima, Ginástica, Tiro, Natação, Tênis, Levantamento de Peso e Luta Greco-Romana). Uma medalha de prata foi conferida ao vencedor de cada evento e apenas a partir de 1906 foi adotado o sistema de medalhas de ouro, prata e bronze.
No mês de abril/2021, a Presidência do Conselho de Segurança das Nações Unidas caberá ao Vietnam.
Redator: José Antônio de Macedo Soares
**Abril 2021**
1º de abril (quinta-feira) – Dia da Mentira ou Dia dos Bobos. Em países de língua inglesa “april fools’ day”; na Itália “pesce d’aprile”; na França “poisson d’avril”; na Alemanha o primeiro de abril como “aprilschertz” e na Galícia como “dia de lós enganos”.
Cumpre destacar que na Espanha, na América Hispânica e Filipinas o “dia dos bobos” recai no dia dos “santos inocentes” ou crianças mortas por Herodes (28 de dezembro).
Em diversos países há a tradição das falsas notícias no “dia dos bobos”. Aliás, em Minas Gerais houve jornal, chamado “A Mentira” especializado no que hoje seria classificado como “fake news”, publicado entre 1º de abril de 1828 e 14 de setembro de 1849.
Mas a campeã das brincadeiras da mídia parece continuar sendo programa de televisão da BBC, em 1957, sobre a colheita de macarrão n cidade suíça de Ticino. Ao que consta, até o Diretor Geral da BBC foi enganado pela reportagem, que pode ser vista na versão original em:
1º de abril (quinta-feira) – Será recordado que, nessa data, há 20 anos, em 2001, a Holanda foi o primeiro país a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo.
2 de abril (sexta-feira) – Sexta-feira Santa ou feriado religioso voltado à lembrança da crucificação de Jesus Cristo e eventos correlatos.
4 de abril (domingo) – Nos tempos atuais de epidemia, talvez seja lembrado que nesta data, em 1811, há 210 anos, foi aprovado decreto que criava, no Rio de Janeiro, a “Junta da Instituição Vacínica da Corte”. A “Junta” tinha por atribuição a propagação da vacina antivariólica no Brasil.
Cabe recordar o empenho do Príncipe Regente D. João às atividades de vacinação, visto que ele havia perdido um irmão, uma irmã e um cunhado em decorrência da varíola. Além disso, seu filho Francisco Antonio — irmão mais velho daquele que se tornaria o primeiro imperador do Brasil, Pedro I — também foi vítima da doença em 1801, aos 6 anos de idade. O próprio D. João se tornou o herdeiro do trono português em virtude de o seu irmão mais velho, D. José, ter morrido de varíola aos 27 anos, visto que sua mãe, a rainha D. Maria I, “a Louca”, ter proibido a sua vacinação.
Diante deste quadro não é de estranhar que o Príncipe D. João, antes de embarcar para o Brasil em 1807, tenha feito vacinar em público seus filhos.
4 de abril (domingo) – Páscoa cristã celebra a ressurreição de Jesus Cristo e corresponde a fundamento da fé cristã. A Páscoa será no primeiro domingo após a lua cheia ocorrer em 21 de março ou após tal data. Em 2021, a lua cheia de março (dita “lua pascoal”) ocorreu na noite de domingo, 28 de março, e a Páscoa será no domingo seguinte (4 de abril).
27 de março (sábado) a 4 de abril (domingo) – Pêssach (ou Páscoa judaica) que celebra, durante oito dias, a libertação dos hebreus da escravidão no Egito, em 1.446 A.C. ou 1290 A.C.
7 de abril ao por do sol de quarta-feira ao fim do dia de quinta-feira, dia 8 de abril – Yom Hashoah ou Dia do Holocausto Judeu, data designada por lei em Israel para recordar os seis milhões de judeus mortos pelo regime nazista entre 1933 e 1945. A data escolhida coincide com o aniversário do levante do Gueto de Varsóvia, iniciado na véspera da Páscoa judaica em 1943. O levante foi o primeiro ato de resistência urbana contra a ocupação nazista e o mais amplo gesto de resistência judaica durante os anos do Holocausto.
9 de abril (sexta-feira) – O Primeiro Ministro do Japão, Yoshihide Suga, será o primeiro Chefe de Estado a encontrar-se com o Presidente Joe Biden na Casa Branca.
11 de abril (domingo) – Dia do Infectologista, data em que se homenageia o médico especialista em doenças infecciosas e parasitárias. A comemoração foi instituída em 2005 pela Sociedade Brasileira de Infectologia, que escolheu essa data porque 11 de abril é o dia do nascimento, em Pindamonhangaba, no ano de 1862, de Emílio Marcondes Ribas, renomado médico que se destacou no combate à febre amarela.
Dr. Emílio Ribas (1862-1925), além de estudar e executar diversas experiências sobre doenças infecciosas, durante quase duas décadas, foi diretor do Serviço Sanitário do Estado de São Paulo e criou o Instituto Butantan.
11 de abril (domingo) – Cerimônia de entrega das British Academy Film Awards de 2021, mais conhecida como BAFTA 2021, no Royal Albert Hall em Londres, com o fito de homenagear os melhores filmes nacionais e estrangeiros de 2020.
A premiação ocorre duas semanas antes da cerimônia da entrega dos Oscars e será transmitida pela BBC. As indicações nas doze categorias podem ser vista no site:
2021 EE British Academy Film Awards: The Nominations | BAFTA
…………………………………………………………………………………….
Na América do Sul, domingo é o dia de eleições.
…………………………………………………………………………………….
11 de abril (domingo) – Eleições gerais no Peru para a escolha de Presidente da República, dois vice-presidentes do mesmo partido, 130 deputados para o Congresso unicameral e cinco membros do Parlamento Andino, todos com mandato de cinco anos de 2021 a 2026.
Dezoito candidatos disputam a presidência e, se nenhum obtiver ao menos 50% do voto popular total, um segundo turno ocorrerá dois meses mais tarde com os dois candidatos mais votados. Entre os principais candidatos cabe mencionar George Patrick Forsyth Sommer, prefeito de La Victoria e famoso por sua atuação como goleiro de futebol; Keiko Fujimori, deputada por Lima e filha do ex-presidente Alberto Fujimori; Ollanta Humala, militar e ex-presidente do Peru e Hernando de Soto, membro da diretoria do Banco Central.
A corrupção é um dos principais temas da campanha e uma avaliação da BBC sublinhou que o Peru foi o país mais fortemente afetado pelo escândalo da Odebrecht que abalou a credibilidade de quase toda a elite política peruana.
11 de abril (domingo) – Segundo turno das eleições presidenciais no Equador com os dois candidatos mais votados entre os 16 nomes do primeiro turno, realizado em 7 de fevereiro do corrente.Os dois candidatos são:
Andres Arauz, com 32,72% dos votos do primeiro turno, representante da coalizão centro/esquerda Unión por la Esperanza, economista (graduado pela Universidade de Michigan), 36 anos de idade, nascido em Quito. Foi ministro do Presidente Rafael Correa, a quem escolheu como vice na sua chapa. Contudo o Conselho Eleitoral Nacional bloqueou a escolha por ter sido o ex-Presidente Correa condenado por corrupção.
Durante a campanha, Arauz prometeu que irá cancelar o atual plano de austeridade do FMI. Entre as promesas está o pagamento que pretendería fazer a um milhão de famílias, no montante de USD 1 mil na primeira semana que assumir a presidencia. Argumenta que o tema do aborto deveria ser deixado para a decisão da sociedade. Um pormenor curioso: segundo as autoridades eleitorais, Arauz não poderá votar no dia 11 de abril no Equador porque tem o seu domicilio eleitoral no México, onde completava o seu PhD.
Guillermo Lasso, com 19,74% dos votos do primeiro turno – o terceiro colocado, Yaku Perez (candidato indígena), recebeu 19,39% dos votos do primeiro turno. Visto como candidato de centro/direita, empresário do setor bancário, 65 anos, nascido em Guayaquil, ex-Ministro da Economia, representa o movimento Creando Oportunidades. É a sua terceira tentativa de ser eleito presidente. Na campanha eleitoral prometeu aumentar o investimento externo e incrementar a produção de petróleo. Desejaria reformar o sistema fiscal e reduzir a carga tributária. Não pretende cancelar o plano de austeridade com o FMI. Lasso se opõe a todas as formas de aborto e propõe apoiar a vida humana desde a concepção até a morte.
Andres Arauz Guillermo Lasso
O vencedor do segundo turno tomará posse em 24 de maio com um mandato de quatro anos. O voto é obrigatório e estão registrados um pouco mais de treze milhões de eleitores.
10 de abril (sábado) e 11 de abril (domingo) – Para evitar aglomerações em virtude da pandemia, as eleições municipais e a escolha dos 155 membros da Convenção Constitucional no Chile serão realizadas em dois dias.
No caso dos constituintes, a legislação prevê que haverá número igual de homens e mulheres. A convenção constitucional estará reunida por nove meses, com opção de prorrogação de mais um trimestre.
No mesmo fim-de-semana, serão eleitos funcionários locais em 345 municípios e governadores de 16 regiões. No caso dos governadores está previsto um segundo turno para 9 de maio.
Será um ano de muita atividade eleitoral no Chile, com previsão para escolha de presidente em 21 de novembro (segundo turno em 19 de dezembro), além de todos os 155 cargos da Câmara dos Deputados e a escolha de 27 dos 50 senadores.
…………………………………………………………………………………….
12 de abril (segunda-feira) – Nesta data em 1961, há sessenta anos, Yuri Alekseievitch Gagarin, então com 27 anos, foi o primeiro homem a viajar pelo espaço, a bordo da nave Vostok-1. A missão partiu do Cosmódromo de Baikonur e durou uma hora e 48 minutos para completar uma órbita da Terra a 315 km de altitude. Ao olhar pela janela, Gagarin proferiu a famosa frase: “A Terra é azul”!
A nave Vostok-1 (“Oriente” em russo), com 5 metros de comprimento, diâmetro de 2,3 metros e peso de 2.460 kg.
Na reentrada, a escotilha foi aberta automaticamente a 2,5 km de altitude para permitir que o cosmonauta saísse da capsula e completasse a descida com seu paraquedas pessoal. Gagarin recorda que tocou o sole próximo a um assustado fazendeiro e sua filha. Explicou quem era e pediu por um telefone para ligar para Moscou! (Fonte: Wikipédia – “se non è vero, è molto ben trovato”)
Dez anos mais tarde, em 19 de abril de 1971, a União Soviética lançou Salyut 1, a primeira estação espacial do mundo.Um grande progresso desde o cosmonauta Gagarin não ter como se comunicar com a sua base após chegar em terra de paraquedas!
O voo de Gagarin foi divulgado por Moscou como grande êxito do sistema soviético e acelerou a competição espacial da Guerra Fria. O astronauta Alan Shepard da Nasa foi o segundo homem no espaço, três semanas apenas após o feito russo.
A Rússia celebra o 12 de abril como “Dia da Cosmonáutica”. A agência espacial russa Roscosmos, para celebrar os 60 anos do primeiro homem no espaço, planejava encontro entre cosmonautas e astronautas, nas Nações Unidas, para analisar projetos de voos espaciais tripulados.
12 de abril (segunda-feira) – Dia do Serviço de Intendência do Exército Brasileiro, data escolhida por ser a do nascimento do seu Patrono, em 1840, em Porto Alegre, o Marechal Carlos Machado de Bittencourt. Recém-empossado como Ministro da Guerra, teve que lidar com a Guerra de Canudos. Após sucessivas derrotas das tropas enviadas para combater os insurretos, Bittencourt percebeu que o desempenho das forças legais estava sendo diretamente influenciado pela precariedade da logística e das cadeias de suprimento existentes na época. Ao reorganizar o fluxo de suprimentos e de transporte de pessoal, foi possível para as tropas legalistas vencer os sertanejos sob o comando de Antônio Conselheiro.
O Marechal Bittencourt morre, em 5 de novembro de 1897, ao ser mortalmente ferido por facada de um soldado, o Anspeçada Marcellino Bispo de Miranda que tentava matar o Presidente Prudente de Morais, durante cerimônia de recebimento de tropas que retornavam da campanha de Canudos. O Ministro da Guerra Machado Bittencourt, jogou o corpo para proteger o presidente ao perceber a aproximação do agressor com um punhal. No mesmo atentado é ainda ferido o Coronel Luiz Mendes de Morais, Chefe da Casa Militar. O autor do atentado foi encontrado morto na cadeia por enforcamento alguns dias mais tarde.
Representação do atentado contra o Presidente Prudente de Morais por Ângelo Agostini, publicada na Revista Dom Quixote, 1897.
13 de abril (terça-feira) – Ano Novo hinduísta ou Diwali (Festival das Luzes), a data mais importante do ano para o hinduísmo, na qual as ruas e lares da Índia ficam coberto de luzes para festejar o triunfo mítico do deus Rama contra o demônio Ravana, em combate de 14 anos.
13 de abril (terça-feira) – Início de Ramadan, o nono mês do calendário islâmico, dedicado à comemoração da divina revelação que consta do Corão. Trata-se do período mais sagrado do ano islâmico, marcado por jejum da alvorada ao por do sol. Termina com a celebração do fim do jejum, Eid al-Fitr, ao entardecer da quarta-feira, 12 de maio.
14 de abril (sábado) – Baisakhi (Vaisakhi), ano novo para os siques. Nessa mesma data também se celebra a fundação da “Khalsa”, irmandade (“Puros”) sique, em 1699, com o objetivo de combater todas as formas de crueldade e de opressão. Os iniciados acrescentam um nome ao seu nome de nascimento. No caso dos homens esse nome é Singh (“leão”) e no caso das mulheres é Kaur (“princesa”).
15 de abril (quinta-feira) – Yom Ha’Atzmaut ou Data Nacional de Israel, dia no qual David Ben-Gurion declarou, em 1948, o fim do Mandato Britânico da Palestina e a fundação do Estado de Israel. A véspera da data nacional é marcada por Yom Hazikaron, o dia de recordação dos soldados caídos pela pátria israelense.
16 de abril (sexta-feira) a 19 de abril (segunda-feia) – O Oitavo Congresso do Partido Comunista de Cuba, cujo a programação prevê a aposentadoria de Raúl Modesto Castro Ruz (nascido em 3 de junho de 1931), irmão de Fidel Castro e Primeiro Secretário do partido desde 19 de abril de 2011. O cargo de Primeiro Secretário deve ser transmitido para Miguel Diaz-Camel, que substituiu Raul como Presidente em 2018. Ao que tudo indica, a República de Cuba, no sistema de partido único, após 62 anos, deixará de ser comandada por membro da família Castro. Como pode ser visto na vindoura nota, a data escolhida para o Oitavo Congresso do PCC tem sua razão histórica de ser.
Miguel Díaz-Canel Bermúdez, nascido em 20 de abril de 1960, engenheiro e professor universitário, candidato a Secretário-Geral do Partido Comunista de Cuba.
16 de abril (sexta-feira) – Há 60 anos, nesta data em 1961, Fidel Castro (já ciente da iminente invasão da ilha de Cuba) realizou discurso em que, pela primeira vez, proclamava o caráter socialista da revolução. Na mesma noite foi iniciado o ataque por exilados anticastristas (treinados e financiados pela CIA) na Praia de Girón, localizada na Baía dos Porcos.
Em foto da Agência Reuters, Castro conversa com soldados cubanos durante a chamada Batalha de Girón. Em três dias, a força de desembarque foi derrotada no que é descrito como o “fracasso perfeito” do Presidente John F. Kennedy.
17 de abril (sábado) – A data marca a passagem dos 500 anos do momento em que o já excomungado Martinho Lutero se apresenta à Dieta (Assembleia) da cidade de Worms e ao Imperador Carlos V. O objetivo da reunião era fazer com que Lutero renunciasse à suas teses. Ao final da Dieta, ficou claro que Lutero permanecia firme nas suas convicções sobre a Reforma.
Lutero em Worms – xilogravura colorida – autor desconhecido – 1577
A data de 17 de abril de 2021 torna-se, portanto, momento simbólico para uma possível reaproximação entre a Federação Mundial Luterana, com sede em Genebra, e o Vaticano.
18 de abril (domingo) – Será recordado que, nesta data em 1930, há 91 anos, em uma Sexta-feira Santa, ocorreu a mais curiosa transmissão radiofônica de notícias da British Broadcasting Corporation (BBC) e, quiçá, de todo o mundo. Os ouvintes do boletim noticioso das 20h:45 foram informados que:
“This is the national program of the BBC. There is no news tonight! So until nine o’clock, here is some music on record”.
A seguir, como anunciado, a BBC completa o restante do tempo (sem notícias) do noticiário com 15 minutos de gravações de música de piano.
19 de abril (segunda-feira) – Dia do Exército Brasileiro é celebrado nesta data em memória da Primeira Batalha dos Guararapes, que ocorreu em 1648, há 373 anos, no Estado de Pernambuco.
19 de abril (segunda-feira) – Dia do Índio, data oficializada através do Decreto-lei nº 5.540, de 2 de junho de 1943, de iniciativa do Presidente Getúlio Vargas, em recordação do Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, que ocorreu em 19 de abril de 1940 em Patzcuaro, México.
Por sua vez, a Organização das Nações Unidas (ONU) escolheu o dia 9 de agosto como o Dia Internacional dos Povos Indígenas.
20 de abril (terça-feira) – Dia do Diplomata em homenagem ao nascimento, nesta data, em 1845, de José Maria da Silva Paranhos Júnior, Barão do Rio-Branco, “Patrono da Diplomacia Brasileira”.
21 de abril (quarta-feira) – Elizabeth II, Rainha do Reino Unido e de outros 15 territórios, irá comemorar privadamente a passagem dos seus 95 anos. Para celebrar o aniversário, ao meio dia haverá salva de canhão e o “Royal Mint” expedirá moeda comemorativa de cinco libras.
O aniversário de Sua Majestade será “oficialmente” celebrado no segundo sábado de junho, quando se espera meteorologia mais amena em Londres. O aniversário “oficial” (12 de junho em 2021) coincide com o desfile militar “Trooping of the Colour” e é considerado como a data nacional do Reino Unido.
21 de abril (quarta-feira) – Feriado no Distrito Federal para celebrar a inauguração de Brasília nesta data em 1960. Às 09:30 horas, os três poderes da República foram simultaneamente transferidos da antiga capital, Rio de Janeiro.
21 de abril (quarta-feira) – Feriado estadual em Minas Gerais como celebração da Data Magna do Estado, em homenagem a Joaquim José da Silva Xavier, dito “Tiradentes”, que foi enforcado e esquartejado no dia 21 de abril de 1792, depois de assumir toda a responsabilidade pela Inconfidência Mineira. A mesma data, também em homenagem a Tiradentes, é o terceiro feriado nacional dos nove previstos para 2021.
22 de abril (quinta-feira) – Chega à costa brasileira, nesta data em 1500, a frota de Pedro Álvares Cabral, composta por dez naus, três caravelas e uma naveta de mantimentos, que, sob o comando de Gaspar de Lemos, retornou a Portugal com as notícias sobre o descobrimento do Brasil. Um pormenor curioso é o fato de não serem conhecidos os nomes de quase todos os navios integrantes da frota de Cabral.
Nau de Pedro Álvares Cabral, conforme retratada no Livro das Armadas, de Luis de Albuquerque, atualmente na Academia das Ciências de Lisboa. Possivelmente seja a São Gabriel, nau capitania da viagem três anos antes de Vasco da Gama à Índia.
22 de abril (quinta-feira) – O Governo dos EUA, que voltou a ser parte do Acordo de Paris, planeja encontro nesta data para marcar o quinto aniversário da assinatura desse Tratado, agora visto como insuficiente. Os EUA, portanto, planejam metas mais agressivas de corte na sua parcela das emissões e pretenderiam trabalhar no sentido de outros países poluidores de fazer o mesmo.
22 de abril (quinta-feira) – Dia da Aviação de Caça – nesse dia, no ano de 1945, o Primeiro Grupo de Aviação de Caça realizou o maior número de voos operacionais na Itália: foram 44 missões de guerra. Um premiado documentário sobre a atuação dos caças da FEB na Itália pode ser visto no site: FAB 1ºGAvCa Senta a Pua! Documentário completo – YouTube.
23 de abril (sexta-feira) – Dia de São Jorge – feriado no Estado do Rio de Janeiro, de acordo com a Lei 5198, de 05 de março de 2008. A figura de São Jorge também é cultuada pelas religiões afro-brasileiras, sincretizado na forma de Ogum, orixá do ferro e da guerra.
24 de abril (sábado) a 30 de abril (sexta-feira) – Semana Mundial de Imunização – uma campanha de saúde pública, sob os auspícios da Organização Mundial de Saúde, para aumentar a conscientização sobre a importância de melhorar os serviços de vacinação e incrementar as taxas de imunização contra doenças passíveis de prevenção com medicação. Ocorre todos os anos durante a última semana de abril.
25 de abril (domingo) – No Teatro Dolby e na Union Station, em Los Angeles, será realizada a 93ª cerimônia de entrega dos Oscars 2021 pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Irá homenagear os melhores filmes lançados entre 1º de janeiro de 2020 e 28 de fevereiro de 2021. A cerimônia ocorrerá com público reduzido – apenas os apresentadores, os indicados a prêmios e convidados, será transmitida pela rede ABC. O programa será iniciado às 20:15 (hora de Hollywood), ou seja, 01:15 da madrugada seguinte, no horário de Brasília. Nenhum filme latino-americano foi indicado para o prêmio de melhor filme internacional.
.
Pôster oficial dos Oscars 2021
25 de abril (domingo) – Será recordado que neste dia, em 1974, eclodiu em Portugal a “Revolução dos Cravos”, movimento militar que encerrou, ao mesmo tempo, 48 anos de ditadura salazarista e 13 anos de guerra nas colônias africanas. O sinal para iniciar o golpe foi dado pouco após a meia noite quando a emissora católica Rádio Renascença de Lisboa transmite uma canção proibida pela censura salazarista por ser vista como comunista. Tratava-se da música “Grândola, Vila Morena”, composta, em 1964, por Zeca Afonso em homenagem à Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense da vila alentejana de Grândola.
O Governo foi apanhado totalmente de surpresa e, em 18 horas, Marcelo Caetano (sucessor de Salazar) apresentou a sua renúncia e viajou como exilado para o Brasil.
O abril do corrente ano marca o transcurso dos 47 anos da Revolução dos Cravos, ocasião em que serão recordadas as imagens dos cravos vermelhos nos canos das armas dos soldados e a singela letra da canção “Grândola, Vila Morena.
A canção que foi a senha para o início da Revolução dos Cravos é apresentada pelo simpático coral “Os Ganhões de Castro Verde”. Na tradição do canto alentejano, o compasso é marcado pelos pés em som que se assemelha à marcha de soldados. Vide:
Os Ganhões de Castro Verde – “Grândola, Vila Morena” – Bing video
O 25 de abril continua sendo celebrado com feriado em Portugal.
25 de abril (domingo) – Data escolhida pelo Presidente Jovenel Moise do Haiti para celebrar plebiscito constitucional. A constituição vigente do país explicita que “qualquer consulta popular para modificar a Constituição por meio de referendo é estritamente proibida”. Ademais, no entender da oposição, o mandato de Jovenel Moise deveria ter findado em 7 de fevereiro do corrente. Por sua vez, o Presidente Moise interpreta o texto da Constituição como afirmando que seu mandato irá até 7 de fevereiro de 2022.
Cabe recordar que o Haiti já teve uma vintena de governos nos últimos 35 anos e que a atual situação não parece oferecer perspectivas de solução negociada.
26 de abril (segunda-feira) – Nesta data, há exatos 200 anos (em 1821), o Rei D. João VI parte para Portugal. Nesse mesmo dia é instalada a regência do príncipe D. Pedro de Alcântara. O Império português havia sido comandado a partir do Brasil por 13 anos, 3 meses e cinco dias. Na prática era impossível fazer o Novo Mundo português reverter para a condição de colônia. Antevendo a provável independência brasileira, D. João teria aconselhado ao seu filho:
“Pedro, se o Brasil vier a se separar de Portugal, põe a coroa na tua cabeça, antes que algum aventureiro lance mão dela.”
Cinco anos mais tarde, em 10 de abril de 1826, é expedido decreto pelo Imperador D. Pedro I que manda “executar o tratado solenizado entre D. João VI, de Portugal, e Sua Majestade o Imperador do Brasil sobre o reconhecimento da independência e do Império do Brasil”.
26 de abril (segunda-feira) – Data de nascimento em 1953, no Rio de Janeiro do Ministro Luiz Fux, 60º Presidente do Supremo Tribunal Federal desde 10 de setembro de 2020, com mandato de dois anos.
27 de abril (terça-feira) – nesta data, no ano de 711, há 1310 anos, soldados mouros, comandados por Tárique ibn Ziade, cruzam o Mediterrâneo e desembarcaram em rochedo mais tarde denominado “Jabal Ṭāriq” (árabe para monte de Tariq) ou Gibraltar, para dar início à invasão da Península Ibérica, na época a Hispania Visigótica.
Em gesto que seria repetido por Hernán Cortés em 1519 ao chegar ao México, Tárique, após o desembarque, queima os seu navios para evitar a retirada de seus comandados.
A ocupação árabe de parte (Al-Andalus) da Península Ibérica irá durar até a reconquista, pelos Reis Católicos, de Granada, último bastião mouro, em 1492. Foram quase oito séculos de influência cultural árabe e que se faz sentir nos mais diversos aspectos da vida e línguas espanhola e portuguesa.
Tárique ibn Ziade em ilustração de Theodor Hosemann (1807–1875)
27 de abril (terça-feira) – Data Nacional da República da África do Sul (Dia da Liberdade), dia da primeira eleição democrática do país (1994), em que todos os adultos puderam votar independentemente de sua raça. O 27 de abril marca também a data, em 1997, da entrada em vigor da nova Constituição sul-africana.
27 de abril (terça-feira) – Data Nacional do Reino dos Países Baixos – Koninsdag ou Dia do Rei – celebra o dia de aniversário do rei,[sendo antecipado para o dia anterior se coincidir com um domingo.
27 de abril (terça-feira) – Super Lua Cheia, quando o satélite está mais próximo da Terra e, portanto, com aparência um pouco maior e mais luminosa do que as luas cheias normais. Em 2021, haverá ainda uma segunda Super Lua a ocorrer na noite de quarta-feira, 26 de maio.
27 de abril (terça-feira) a 29 de abril (quinta-feira) – As Nações Unidas planejam reunião em Genebra para analisar a possibilidade de serem retomadas as negociações (fracassadas em 2017) sobre a reunificação da ilha de Chipre.
28 de abril (quarta-feira) – Nesta data será recordada a partida do primeiro turista espacial, em 2001, há vinte anos, com foguete russo Soyuz TM-32, para visita de sete dias à Estação Espacial Internacional. O viajante pioneiro foi o empresário milionário norte-americano Dennis Anthony Tito de 60 anos, que permaneceu 7 dias, 22 horas e 4 minutos no espaço, tendo realizado 128 órbitas ao redor da Terra. Tito trabalhou muitos anos para a NASA antes de passar para a atividade privada que lhe permitiu ter os meios para pagar os US$ 20 milhões de dólares da viagem para o espaço.
O sorriso do “turista” Tito na chegada à Terra.
O segundo turista, também com passagem de US$ 20 milhões pagos ao programa russo, foi o milionário sul-africano Mark Shuttleworth, para visitar por oito dias a Estação Espacial Internacional. O terceiro turista foi o empresário Greg Olsen, fundador e presidente da empresa Sensors Unlimited Inc. especializada em câmaras e sensores. Em quarto lugar, uma mulher, a iraniana/americana Anousheh Ansari, em 2006.
Com as empresas privadas de viagens espaciais, uma nova etapa deverá estar sendo inaugurada na área de turismo extraterrestre, talvez já no ano vindouro.
29 de abril (quinta-feira) – Lançamento pela China do módulo central Tianhe (“Conectando os Céus”) da sua estação espacial. A montagem do laboratório orbital em baixa órbita (entre 340 e 450 km acima da Terra) será ultimada com onze lançamentos adicionais no correr de 2021 e 2022.
Na imagem abaixo, a estação chinesa, com peso entre 80 e 100 toneladas. Equivale a um quinto da Estação Espacial Internacional e é do porte da estação russa Mir (não mais em uso).
O módulo central Tianhe terá cinco pontos de encaixa para acoplar módulos que acomodarão os laboratórios, local para três tripulantes, equipamentos de pesquisa e controle, além de pontos para atracar as naves de transporte da Terra.
Um pormenor curioso é encontrado nos atuais nomes para as espaçonaves e equipamento correlato. Não mais são usados termos da história revolucionária do partido comunista, mas sim expressões ligadas ao folclore ou misticismo chinês. Os foguetes “Longa Marcha” foram agora rebatizados como “Flecha Divina”. As cinco espaçonaves de exploração lunar são chamadas de Chang’e em homenagem à deusa da Lua. A nave (shuttle) para conexão com a estação é chamada de “Dragão Divino” e o super-computador da operação será conhecido como “Poder Divino”. Os chineses irão para o espaço, não mais com a nomenclatura do comunismo revolucionário, mas com a poesia de sua rica e milenar mitologia.
30 de abril (sexta-feira) – É esperado para os últimos dias de abril o final das obras do gasoduto Nord Stream 2 com o objetivo de levar gás natural russo diretamente para a Alemanha pelo Mar Báltico, ou seja, sem passar pela Ucrânia. O gasoduto teria 1.230 km e os EUA se opõem à obra por considerá-la “mau negócio” do ponto de vista de segurança energética da Europa. A Alemanha, com o novo gasoduto, estaria dobrando as importações de gás russo (via Nord Stream 1, em operação desde 2011) para um montante de 110 bilhões de metros cúbicos por ano. O projeto do Nord Stream 2 está estimado em US$ 11.1 bilhões e poderá estar vulnerável a sanções dos EUA. Na quinta-feira, di 18 de março, o Secretário de Estado Antony Blinken emitiu uma declaração considerando o oleoduto um mau acordo “com a intenção de dividir a Europa e enfraquecer a segurança energética europeia”.
Há, pois, uma corrida entre a Rússia terminar o gasoduto e os EUA aplicarem medidas efetivas para bloquear o projeto.
Cabe sublinhar que a produção de gás natural da União Europeia está em rápido declínio e o Nord Stream 2 seria, por décadas, uma garantia de energia para o consumo europeu.
30 de abril (sexta-feira) – Cinco dias após a cerimônia de entrega dos Oscars, será inaugurado, em Los Angeles, o Museu de Filmes da Academia. Para os amantes da sétima arte, serão exibidos itens tão diversos como os chinelos vermelhos de Dorothy no filme “Mágico de Oz”; a máquina de datilografia de Joseph Stefano utilizada para escrever o roteiro do filme “Psycho” (1960) de Alfred Hitchccok, o tubarão de “Jaws” e, mais importante, as portas do “Rick’s Café Americain” do incomparável “Casablanca”!
30 de abril (sexta-feira) – Prazo final para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2021, ano-base 2020. A Receita Federal estima que serão entregues 32.619.749 declarações.
Follow Up
Eleições nos Países Baixos – As eleições gerais holandesas em 17 de março tiveram como resultado conceder um quarto mandato consecutivo para o conservador Primeiro Ministro Mark Rutte. Um número recorde de 37 partidos participaram das eleições e espera-se que, ao menos, 17 de tais agremiações consigam assento no Parlamento. O êxito de Rutte está sendo atribuído, inter alia, ao modo eficiente como lidou com a pandemia, não obstante terem ocorrido grandes protestos contra as restrições impostas pela COVID-19.
Adoção de um Euro digital – O Banco Central Europeu deverá decidir no mês de abril a respeito da adoção de um euro digital para os 19 países do bloco que utilizam a moeda. A iniciativa facilitaria os pagamentos, mas é vista como passível de criar transtornos nos mecanismos financeiros.
A China e a Suécia já estariam em etapa adiantada de planejamento de versão digital de suas moedas. Noticia-se também que outros bancos centrais estariam também analisando a possibilidade de criarem versões digitais para suas moedas.
Fim do lockdown em Wuhan após 77 dias – O dia 8 de abril de 2021 irá marcar um ano da suspensão do lockdown de 77 dias da cidade de Wuhan (população de 11 milhões), onde teve inicio a pandemia de COVID/19. Ao fim do lockdown, cerca de 60 mil pessoas deixaram a cidade e número indeterminado de viajantes entrou na metrópole. A cidade de Wuhan foi mantida em quarentena desde 23 de janeiro de 2020 para tentar sustar a disseminação da epidemia de COVID/19.
Pilotos e comissários do voo MU2527 da China Eastern Airlines posam para fotos antes da decolagem do Aeroporto Internacional de Tianhe na cidade de Wuhan, no dia 8 de abril de 2020. Imagem da Xinhua News Agency.
Um Olhar Mais Adiante
Quanto tempo falta para as eleições presidenciais de 2022? Entre 1º de abril de 2021 e domingo, 2 de outubro de 2022, temos 550 dias, ou seja, exatamente ano e meio para as eleições presidenciais brasileiras de 2022.
O aumento do estoque de ogivas nucleares britânicas – Em pronunciamento no dia 16 de março, o Primeiro Ministro britânico Boris Johnson confirmou que o Reino Unido pretende aumentar o seu estoque de ogivas nucleares de 180 para 260 unidades, com o objetivo de “garantir a sua segurança em um ambiente global com maiores riscos”.
O Reino Unido possui arsenal nuclear baseado no mar e que inclui quatro submarinos nucleares com mísseis balísticos (SSBNs). Sempre pelo menos um dos quatro submarinos estará em patrulha continuada, armado com até 16 mísseis Trident II D-5, que comportam 48 ogivas nucleares Holbrook. No final de 2016 foi iniciada a construção, nos estaleiros Barrow-in-Furness, de quatro novos SSBNs, da classe Dreadnought, para substituir os atuais submarinos Vanguard armados com os Trident.
Desenho artístico mostrando como será o novo submarino da classe Dreadnought
Além disso, o Reino Unido está desenvolvendo uma nova ogiva nuclear para substituir os atuais Hollbrook. As futuras ogivas deverão poder operar durante toda a vida útil dos novos submarinos a entrar em operação no início dos anos 2030.
O Reino Unido é signatário do Tratado sobre a Não-Proliferação de Armas Nucleares (TNP).
O lançamento do Telescópio Espacial James Webb – A nova data para o lançamento do Telescópio Espacial JW, com um foguete Ariane 5 da Agência Espacial Europeia, a partir da Base de Kourou, na Guiana Francesa, será 31 de outubro do corrente.
O telescópio espacial James Webb é projeto conjunto da NASA, da Agência Espacial Europeia (ESA) e da Agência Espacial do Canadá (CSA). O novo telescópio é o sucessor do Hubble, lançado em 24 de abril de 1990. Os textos da NASA sublinham que o James Webb não é um telescópio de substituição do Hubble, mas sim um sucessor. Os dois telescópios possuem capacidades diferentes com o JW examinando o universo com infravermelho, enquanto o Hubble operava em nível ótico e de ultravioleta. Ademais, o James Webb possui um espelho (vide imagem acima) muito maior do que o do Hubble, ou seja, é capaz de examinar muito mais no passado. Além disso, o Hubble está em órbita próxima, enquanto o JW estará a 1,5 milhões de km da Terra.
Em suma, um instrumento capaz de alterar o nosso entendimento do universo…
Edição de abril/2021
Divulgada em 25/março/2021
Deixe uma Resposta