Desta vez amigos leitores, serei breve, pois quero compartilhar um dos poemas da saudosa Clarice Lispector, neste mês do seu centenário de vida que, embora não presencial, se faz presente em nossas vidas, por meio de suas obras e pela forma que ela gostava de viver: “Inteira – não pela metade”.
Quando chegamos neste período de festas, normalmente, temos muitos planos e coisas para realizarmos, no entanto, neste atípico ano, notamos que algo diferente despertou em nosso cotidiano, deparamo-nos de forma mais intensa com nossos sentimentos e pensamentos e nos preocupamos por notar que estamos vivendo “pela metade”.
Convido-os então, para vivermos por inteiro o hoje que temos.
Em meio a um ano tão conturbado e um próximo ano ainda incerto, compartilho a minha própria reflexão pessoal, reforçando a minha crença de que o sentimento é maior que o distanciamento. “Tenho dois meninos, de 7 e 9 anos, e assim como muitas mães, durante este ano letivo de 2020, vivemos uma experiência de maternidade diferente desde meados de março, juntamente com suas professoras e seus professores, acabamos nos descobrindo e ajudando nossos filhos a descobrirem, uma forma diferente de viver por inteiro.Percebemos que uma câmera aberta durante a aula on-line, vale mais que mil sorrisos encobertos atualmente, pela nossa armadura de empatia.Sem dizer que a distância física não foi capaz de diminuir a construção dos laços afetivos entre professores e alunos. Foi esta descoberta que fiz como mãe, percebendo o amor e o carinho de meus filhos por aquelas pessoas guerreiras ali na tela do computador, fazendo diariamente a distância física ser menos importante do que a relação humana. Despertando de forma mais intensa o sentimento da gratidão”!

Este sentimento, juntamente com outras emoções à flor da pele, fizeram parte do cotidiano de muitas famílias, mantendo nossos corações aquecidos e nos fazendo perceber que, mesmo distantes fisicamente, somos capazes de sermos presentes na vida do próximo.
Tivemos momentos de vazio e perdas, aflição e angústia, mas a fé, a resiliência e tantos outros sentimentos, nos fortaleceram na travessia desta jornada e chegamos ao final deste ano com uma esperança diferente, acreditando na força do sentimento real, mesmo que à distância.
Por fim, fecho este ano com este artigo, agradecendo imensamente a companhia de vocês, desejando um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de saúde, esperança e sonhos, mas acima de tudo … “Desejo que você viva a vida que temos hoje, por inteiro”!
Um abraço cheio de afeto para todos vocês! http://vansbdoca@gmail.com.

O sonho
Sonhe com aquilo que você quer ser,
porque você possui apenas uma vida
e nela só se tem uma chance
de fazer aquilo que quer.
Tenha felicidade bastante para fazê-la doce.
Dificuldades para fazê-la forte.
Tristeza para fazê-la humana.
E esperança suficiente para fazê-la feliz.
As pessoas mais felizes não tem as melhores coisas.
Elas sabem fazer o melhor das oportunidades
que aparecem em seus caminhos.
A felicidade aparece para aqueles que choram.
Para aqueles que se machucam
Para aqueles que buscam e tentam sempre.
E para aqueles que reconhecem
a importância das pessoas que passaram por suas vidas.
Clarice Lispector..
Fiquem bem e me coloco a disposição no meu e-mail
Deixe uma Resposta