- Redator: José Antônio Macedo Soares
Outro acontecimento marcante foi a recordação do transcurso dos setenta anos da inauguração comercial da televisão no Brasil com a TV Tupi (Canal 3) em São Paulo.
- de setembro (quarta-feira) – Data Nacional do México (nome oficial “Estados Unidos Mexicanos”) – Há 210 anos, em 1810, o Padre Miguel Hidalgo y Costilla, convocou a congregação de sua pequena paróquia na cidade de Dolores e os incentivou a pegar em armas para lutar pela independência da Espanha. É o chamado “El Grito de Dolores”, comemorado a cada 16 de setembro como o Dia da Independência Mexicana. O Padre Hidalgo foi capturado no Texas (então ainda parte do Império Espanhol) e fuzilado em 31 de julho de 1811. A guerra prosseguiu por mais dez anos, até ser conseguida a independência da Espanha, pela assinatura do Tratado de Córdoba em 24 de agosto de 1821.
- de setembro (quinta-feira) – Trigésima cerimônia anual (pela primeira vez apenas “online”, em razão da epidemia de COVID-19) da concessão dos dez Prêmios Ignobel. O evento poderá ser acompanhado por “webcast”, a partir de 19:00 horas (Hora de Brasília).

O “Prêmio Ignobel” foi criado pela revista de humor científico “Anais de Pesquisa Improvável”. É concedido a autores de experimentos, descobertas e estudos inusitados nas áreas de ciências, medicina, finanças, tecnologia e outras. As premiações buscam celebrar o incomum e destacar o imaginativo.
Seu lema é “fazer primeiro as pessoas rirem e depois pensarem”. A cerimônia de entrega dos Ignobels tem um co-patrocínio ilustre, qual seja, a “Harvard Computer Society”, a “Harvard–Radcliffe Science Fiction Association” e a “Harvard–Radcliffe Society of Physics Students”. A lista de “laureados” e as justificativas de cada prêmio podem ser encontradas no site.
Cumpre sublinhar que em todas as 29 cerimônias anteriores de premiação, compareceram genuínos laureados de Nobel para fazer a entrega do Prêmio Ignobel. Um pormenor curioso:o vencedor na categoria Física do Prêmio Ignobel do ano 2000, o professor holandês Andre Geim da Universidade de Nijmegen, com investigação sobre levitação de sapos vivos utilizando imãs, ganhou o Prêmio Nobel, em 2010, também na área de Física, mas, sem dúvida, com outro tópico de pesquisa…
- de setembro (sexta-feira) – Data Nacional da República do Chile, recordando a independência da Espanha em 1810.

Os chamados “fundadores” da República (da esquerda para a direita): José Miguel
Carrera, Bernardo O’Higgins, José de San Martín e Diego Portales em pintura de 1854 de Otto Grashof (1812 – 1876) – Instituto Nacional Sanmartiniano
18 de setembro (sexta-feira) – Será recordado nesta data o transcurso dos setenta anos da inauguração comercial da televisão no Brasil com a TV Tupi (Canal 3) em São Paulo. Os equipamentos (trinta toneladas) foram importados por Assis Chateaubriand (US$ 5 milhões adquiridos da RCA Victor dos EUA). O Brasil foi o quinto país a ter emissora de televisão com programas diários (após
EUA, Inglaterra, França e México – com os serviços mexicanos inaugurados 18 dias antes do Brasil). Quatro meses mais tarde, entra no ar, em 20 de janeiro de 1951, a TV Tupi Rio de Janeiro.

O jornalista Assis Chateaubriand se dirige ao público na inauguração da TV Tupi de São Paulo
- de setembro (sexta-feira – ao pôr-do-sol) até 20 de setembro (domingo após o anoitecer) – Rosh Hashaná ou o Ano Novo judaico quando Deus determina o destino de cada um para o ano que se inicia. Também é o aniversário da criação de Adão e Eva, com a inauguração do papel da humanidade no mundo criado por Deus. É um dos quatro “inícios de ano” contemplados no calendário judaico. Durante o Rosh Hashaná nenhum trabalho é permitido.
De acordo com a tradição, o calendário hebraico iniciou no momento da criação do mundo em 3761 Antes de Cristo (pelo calendário gregoriano). Por conseguinte o vindouro Rosh Hashaná marcará a “cabeça do ano” ou “início do ano” hebraico de 5781.
- de setembro (sábado) – Eleições gerais na Nova Zelândia e, na mesma data, dois referenda relativos a (a) legalização da venda, uso, posse e produção de cannabis; (b) legalização da eutanásia, no momento ainda ilegal na Nova Zelândia.
- de setembro (domingo) – Data final do prazo de 45 dias estabelecido em duas “ordens executivas” assinadas pelo Presidente Donald J. Trump, em 6 de
agosto, para que seja proibido nos EUA a operação de dois aplicativos chineses
– TikTok e WeChat. Um outro prazo estabelecido pelo Governo dos EUA é o de 15 de setembro, data em que já deveriam estar ultimadas as negociações para a compra dos dois aplicativos chineses por empresa norte-americana.
O TikTok (utilizado na grande maioria por adolescentes) é um aplicativo de mídia para criar e compartilhar vídeos curtos. Alcançou, em fevereiro de 2019, 1 bilhão de usuários. Uma estimativa do seu valor comercial é de 75 bilhões de dólares. Na ordem executiva que proíbe o TikTok, é mencionado que o aplicativo poderia permitir que a China localize onde estão funcionários públicos e empresas com contratos com o Governo, além de permitir que os chineses montem “dossiers” de informações pessoais com o objetivo de chantagem ou de espionagem corporativa. Portanto, algo bem mais sério do que parece ser à primeira vista um brinquedo inofensivo.
Por sua vez, o WeChat é o principal canal de comunicação entre chineses que vivem dentro e fora do país, assim como uma ferramenta de negócios entre quem está dentro e fora do “Grande Firewall” chinês, o filtro estatal da internet no país. Estima-se que há bilhão de usuários.
Em suma, são dois aplicativos com enorme número de usuários e a ordem do Presidente Trump que expulsa tais instrumentos dos EUA certamente dará início a uma batalha judicial, além de corresponder a novo capítulo da ofensiva comercial anti-China do Presidente norte-americano.
20 de setembro (domingo) – Data do nascimento, em 1896, em Petrópolis, do Marechal-do-Ar Eduardo Gomes, Patrono da Força Aérea Brasileira. Foi candidato à Presidência da República em 1945 e 1950.

Propaganda da campanha presidencial de 1945. Um dos mecanismos de arrecadação de fundos para a campanha eleitoral era a venda de doces e que acabaram sendo conhecidos pela patente militar do candidato.
20 de setembro (domingo) – Dia do Gaucho, que registra o início da Revolta Farroupilha nesta data em 1835. Feriado estadual no Rio Grande do Sul.
20 de setembro (domingo) e 21 de setembro (segunda-feira) – Referendo que reduz em um terço o número de parlamentares na Itália. A Câmara de Deputados passaria de 630 para 400 membros. O Senado seria reduzido de 315 membros para 200 cargos. Se aprovado o referendo, também diminuiria o número de parlamentares que representam jurisdições no exterior de 18 (12 deputados e seis senadores) para 12 (oito deputados e quatro senadores). Pelo sistema atual, a região da América do Sul conta com quatro deputados e dois senadores. Caso aprovadas as reformas, haverá diminuição do número de parlamentares por cada distrito eleitoral e será necessário um aumento dos votos para eleger cada parlamentar.
Originalmente o referendo estava marcado para 29 de março, mas foi adiado em decorrência da pandemia de COVID-19.
- e 21 de setembro (domingo e segunda-feira) – O “Mobilier National”, órgão subordinado ao Ministério da Cultura da França, é o mais antigo depósito de móveis do mundo e, desde o Século XIII, estava encarregado do inventário
e transporte de castelo em castelo da mobília e demais objetos pertencentes à família real. A instituição continua com a responsabilidade de armazenar e restauras as peças de mobília e decoração dos castelos, ministérios, palácios e embaixadas da França.
Nos dias 20 e 21 de setembro, o “Mobilier National” levará a leilão uma centena de peças de sua coleção, quase todas do período Louis-Philippe I, o último rei da França (reinou entre 1830 e 1848). Os montantes arrecadados serão destinados à Fundação dos Hospitais de Paris e da França, cuja presidente é a Primeira Dama, Brigitte Macron. Tempos de dinheiros escassos até para a rede hospitalar estatal da França…

Imagens do “Mobilier National” das oficinas de reparação de tapeçarias, de marcenaria de cadeiras e de peças de bronze de lustres. (Fotos de Vincent Leroux)
- de setembro (segunda-feira) – O Jainismo é das religiões mais antigas da Índia e o Paryushana Parva é o mais importante evento do seu calendário religioso. Trata-se de festival observado por oito ou dez dias no meio da estação chuvosa quando monges e monjas não viajam e estão disponíveis em uma comunidade para prestar instrução e orientação religiosa. A parte mais importante do festival é a de orações e meditação diária. Ao final, há exercício de confissão para pedir perdão pelos males cometidos no ano que findou.
- de setembro (segunda-feira) – Reunião da Assembleia Geral para comemorar o 75º aniversário das Nações Unidas, com a adoção de uma declaração sobre o tema no mesmo encontro.
- de setembro (terça-feira) – O debate geral será aberto na terça-feira que se segue à inauguração da Assembleia Geral e prosseguirá, sem interrupção, por nove dias. Como consequência da pandemia, a maior parte dos pronunciamentos nacionais serão virtuais, ou seja, gravados para difusão. Por tradição, cabe ao Brasil abrir o debate geral, seguido dos EUA. O Presidente Donald Trump já adiantou que pretenderia pronunciar o seu discurso na Casa Branca.
- de setembro (terça-feira) – Início da primavera no hemisfério sul, às 10h 31min, com término na segunda-feira, em 21 de dezembro, às 07h02min (horário de Brasília). No hemisfério norte, as mesmas datas marcam as estações opostas, ou seja, o início e fim do outono.
- de setembro (quarta-feira) – Data Nacional do Reino da Arábia Saudita formado nesta data, em 1932, pela junção dos Reinos de Hejaz e Néjede. Poucos anos mais tarde, em 3 de março de 1938, a descoberta de petróleo transformou o país.
- de setembro (quinta-feira) – Data Nacional da República da Guiné- Bissau, em homenagem à declaração unilateral de independência em 1973. Foi a primeira ex-colônia portuguesa na África a ter a sua independência reconhecida pelo governo em Lisboa, em 10 de setembro de 1974, ou seja, após a “Revolução dos Cravos”, de 25 de abril de 1974, na metrópole.
27 de setembro (domingo) – Meskel (palavras etíope para “cruz”) quando se comemora, todos os anos, pelas Igrejas Ortodoxas Cristãs da Etiópia, a descoberta pela Rainha Eleni (Santa Helena), mãe do Imperador Romano Constantino, no quarto século AD, da Verdadeira Cruz onde Jesus Cristo foi crucificado pelos romanos. A Imperatriz Helena, em sonho, teve visão divina que a orientou como encontrar a cruz. No sonho foi instruída a fazer grande fogueira em Jerusalém e a fumaça iria apontar o local onde estava enterrada a cruz – o que aconteceu dando origem à celebração anual Meskel em Adis Abeba.
- de setembro (domingo) – Fórmula 1 – Grande Prêmio da Rússia/ Pista Sochi Autodrom, a competição de 2020 que receberá pela sétima vez a prova e com quatro vitórias de Lewis Hamilton. Cabe, aliás, destacar que todas as seis provas realizadas em Sochi foram vencidas por carros da Mercedes.
- de setembro (segunda-feira) – Yom Kippur, Dia do Perdão ou Dia da Expiação – a data mais importante do calendário judaico. Começa no crepúsculo do domingo, 27 de setembro, e vai até o pôr-do-sol do dia 28. É um período de jejum de 25 horas e de orações intensas, quando é dada especial ênfase ao perdão e à reconciliação. São proibidos comer, beber, tomar banho, untar-se com óleo e relações íntimas. A importância religiosa para os judeus explica, inclusive, o porquê desta data ter sido escolhida, em 6 de outubro de 1973, para o ataque contra Israel desfechado pelo Egito e pela Síria.
- de setembro (terça-feira) – Será realizado nesta data, em Cleveland, Ohio, na Case Western Reserve University, o primeiro de três debates televisionados entre os candidatos à Presidência dos EUA, Trump e Biden. O tema escolhido para o debate inicial é como aprumar a economia norte- americana afetada pelo COVID-19.
O segundo debate presidencial está marcado para Miami, no Adrienne Arsht Center for the Performing Arts no dia 15 de outubro. O debate final está previsto para 22 de outubro na Belmont University” em Nashville. Os três debates presidenciais serão iniciados às 21:00 horas locais e com duração prevista de 90 minutos.
Por último, o único debate entre os candidatos à vice-presidência, Mike Pence e Kamala Harris, está marcado para 7 de outubro, na Universidade de Utah em Salt Lake City.
- de setembro (quarta-feira) – Há 15 anos, em 2005, o jornal dinamarquês Jyllands-Postens publicou uma dúzia de charges com a figura do profeta Maomé. Os desenhos provocaram protestos em várias partes do Mundo e, em alguns países muçulmanos, até manifestações violentas e que causaram 140 mortes. As charges não parecem especialmente engraçadas, mas servem de alerta para a sensibilidade política da representação gráfica de temas islâmicos. Os desenhos podem ser vistos no endereço: http://www.aina.org/releases/20060201143237.htm.. abrir com cuidado!
Follow Up
“Splashdown” Perfeito – Domingo, 2 de agosto de 2020/ 14:48 EDT

A capsula, após o “splashdown” no Golfo do México, ao sul de Pensacola, é içada a bordo da nave de recuperação. É iniciada a era de transporte comercial para as estações espaciais, com a economia de bilhões de dólares para a NASA, que poderão ser usados nas missões para a Lua e, posteriormente, para Marte.
Final do “Tour de France” – No domingo, 20 de setembro, a corrida ciclista de 3.366 km encerra-se na “Avenue des Champs Elysées”, em Paris. Será possível controlar a tradicional aglomeração com que são recebidos os atletas?
O pequeno asteroide 2020 QG bate o recorde de passar próximo da Terra – O asteroide 2020 QG é pequeno pelo padrão dos asteroides conhecidos: mede algo entre 3 e 6 metros, a dimensão de um carro grande. A sua velocidade é um pouco mais lenta do que a média, ou seja, 12,3 km por
segundo. Contudo, entrou no livro dos recordes como o asteroide que mais próximo passou da Terra: 2.950 km acima do Sul do Oceano Índico, no sábado, 15 de agosto,às 9:08 hora local do Pacífico. Na descrição em inglês da NASA , o 2020 QG “is the closest known nonimpacting asteroid ever detected”.
Em 2005, o Congresso norte-americano determinou como objetivo da NASA ser capaz de detectar 90% dos asteroides nas proximidades da Terra que sejam iguais ou maiores do que 140 metros. Asteróides de tais dimensões representam um perigo muito maior para a Terra no caso de impacto. Por outro lado, os asteroides maiores podem ser detectados a muito maiores distâncias da Terra. No caso do pequeno 2020 QG, uma rota de colisão com a Terra provavelmente transformaria o asteroide em uma bola de fogo ao entrar na atmosfera. Tais pequenos asteroides se aproximam da Terra alguma poucas vezes a cada ano. Segundo algumas estimativas existem centenas de milhões de pequenos asteroides do tamanho do 2020 QG, mas são de difícil descoberta até que estejam muito próximos da Terra. A grande maioria de tais “Near Earth Asteróids” (NEAs) não se aproximam tanto da Terra e tendem a passar muito além da distância da Lua.

Um Olhar Mais Adiante
Um gigantesco balão para explorar a estratosfera – Foi iniciado o trabalho em projeto de balão de alta altitude que, ao ser inflado de todo com hélio, terá diâmetro de 150 metros (tamanho de estádio de futebol) com capacidade de subir até 40 km de altitude.
Credito: Goddard Space Flight Center Conceptual Image Lab da NASA/Michael Lentz
O balão transportará gôndola com o ASTHROS (abreviatura de “Astrophysics Stratospheric Telescope for High Spectral Resolution Observations at Submillimeter-wavelengths”) ou telescópio de última geração, de 2,5 metros, para observar as características de luz que não são visíveis da Terra. O lançamento está previsto para dezembro de 2023 da estação McMurdo na Antártica e o balão deverá ser levado pelas correntes de ar acima do continente austral por três semanas. Terminada a investigação científica, a gôndola é separada do balão e retorna à Terra com paraquedas, podendo voltar a ser utilizada.
Informações adicionais sobre os objetivos do projeto podem ser encontrados no site: https://www.jpl.nasa.gov/news/news.php?feature=7712&utm_source=iContact&utm_medium=email&utm
_campaign=nasajpl&utm_content=weekly20200724-4


Os mosquitos “ aedes aegypti” são responsáveis pela transmissão de doenças como a dengue, a ziki chikungunya e a febre amarela. Na foto da “Getty Images” um biólogo brasileiro libera
mosquitos em teste de controle da doença ziki chikungunya.
Apenas os mosquitos fêmea mordem humanos por necessitarem de sangue para produzir ovos. Espera-se que os mosquitos machos geneticamente modificados liberados cruzem com as fêmeas e os ovos não produzirão mosquitos. Como resultado, a população de “aedes aegypti” deve diminuir.
Como seria de se esperar, a iniciativa provocou desconfianças e 240 mil pessoas já assinaram documento (disponível em Change.org ) solicitando a suspensão das atividades da empresa OXITECH nos EUA. Os representantes da empresa britânica mencionam os resultados positivos de testes já realizados no Brasil e os planejados para o Texas em 2021.
O eventual êxito da iniciativa na Flórida certamente permitirá um controle maior das diversas doenças transmitidos pelo “aedes” no Brasil.
Deixe uma Resposta